Uma picape global, híbrida plug-in e com 430 cv: essa é a receita de sucesso da BYD Shark, que marcou presença no Festival Interlagos Carros 2024 e que deve ser lançada em nosso mercado até outubro.
BYD Shark: Como ela vem?
A picape elétrica BYD Shark está chamando a atenção no mercado automotivo, especialmente no Uruguai, onde já é oferecida em duas versões. Se ela chegar ao Brasil, pode manter essa mesma configuração. Aqui, exploraremos as principais características que tornam essa picape uma forte concorrente entre os utilitários.
Versões e Motorização
A Shark chega com uma configuração híbrida impressionante. No Uruguai, ambas as versões possuem motor 1.5 turbo a gasolina, combinado com dois motores elétricos. Essa união resulta em uma potência total de 430 cv, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
Autonomia e Eficiência
A bateria de 29,6 kWh permite que a Shark rode até 100 km em modo totalmente elétrico. No modo híbrido, essa autonomia pode atingir 840 km, conforme o ciclo europeu NEDC. Isso a coloca em um patamar de eficiência superior a muitas concorrentes movidas a diesel.
Concorrência e Potencial
Entre os principais concorrentes da BYD Shark estão a Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Todas essas picapes utilizam motores a diesel com potência em torno de 200 cv. A Shark, por sua vez, se destaca como a primeira híbrida da categoria, oferecendo maior potência e eficiência.
Dimensões e Capacidade
Com 5,46 metros de comprimento e um entre-eixos de 3,26 metros, a Shark é ligeiramente maior do que a Toyota Hilux. Além disso, ela oferece excelente capacidade de carga e reboque, o que a torna uma opção versátil para diferentes tipos de trabalho.
Tecnologia e Segurança
A BYD Shark também impressiona quando o assunto é tecnologia e segurança. Ela conta com um pacote ADAS de última geração, incluindo recursos como:
Cruise Control Adaptativo (ACC)
Sistema de Navegação Inteligente (ICC)
Aviso de Colisão Frontal (FCW)
Além disso, a picape vem equipada com seis airbags e oferece cinco anos de garantia total e oito anos para o sistema eletrificado.
Estrutura e Performance
A carroceria da Shark é composta por 54% de aço de alta resistência, garantindo durabilidade e segurança. O sistema de propulsão híbrido oferece uma potência combinada de 480 cv, permitindo que a picape acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. Além disso, o consumo de combustível é de 7,5L/100 km, o que equivale a 13,3 km/l.
Conclusão
Com seu design robusto, tecnologia avançada e a promessa de ser a primeira picape híbrida do segmento, a BYD Shark tem tudo para conquistar uma fatia importante do mercado de picapes. Se vier ao Brasil com as mesmas características oferecidas no Uruguai, será uma forte concorrente para modelos tradicionais movidos a diesel.